O governo americano deu o 1º passo do que vai ser a “National Zero-Emission Freight Corridor Strategy” desenvolvida pelo “Joint Office of Energy and Transportation and U.S. Department of Energy (DOE), em colaboração com o Departmento de Transporte (DOT) dos EUA. A estratégia é baseada em investimentos públicos e privados. Serão quatro fases de expansão de sistemas de recarga elétrica e de hidrogênio entre 2024 e 2040 que cobrirão os principais corredores rodoviários que cruzam todo o país. O primeiro passo da primeira fase será o corredor Long Beach, CA – Las Vegas, NV, trecho em que se projeta mais de 100 pontos de recarga com equipamentos de carga rápida de 400 kW CC e de carga noturna de 200 kW CC. Poderá haver também estações de H2 para caminhões a célula combustível se esta modalidade de fato se firmar nos próximos anos. A primeira fase, de 2024 a 2027, determinará os principais “hubs” dos EUA baseado no tráfego de carga. A conta até 2040 para completar as quatro fases deverá ser de quase USD 1 trilhão: $ 620 bilhões na infraestrutura de recarga e $ 370 bilhões no reforço da rede elétrica. Importante notar que isto reduzirá o consumo global de energia na comparação com o diesel em mais de 2,2 vezes. A estratégia nacional para desenvolver corredores de carga com emissão zero inicia com a Fase 1
https://www.sae.org/news/2024/04/national-ev-freight-corridors