O planejamento cuidadoso da localização de estações de carregamento pode diminuir ou eliminar a necessidade de novas usinas de energia, mostra um novo estudo.
Zachary Needell; Wei Wei; Jessica E. Trancik
Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, USA
David L. Chandler | MIT News Office Publication Date: March 15, 2023
Imagem: Melanie Gonick, MIT
Os planos nacionais e globais de combate às alterações climáticas incluem o aumento da eletrificação dos veículos e da percentagem de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis. Mas algumas projeções mostram que essas tendências podem exigir novas usinas de energia caras para atender às cargas de pico à noite, quando os carros são plugados após o dia de trabalho. Sem falar que a superprodução das usinas solares durante o dia pode provocar o desperdício de valiosa quantidade de energia que não terá como ser aproveitada.
Um novo estudo de pesquisadores do MIT mostra que é possível mitigar ou eliminar esses dois problemas sem a necessidade de sistemas tecnológicos avançados de dispositivos conectados e comunicações em tempo real, o que pode aumentar os custos e o consumo de energia. Em vez disso, incentivar a colocação de estações de carregamento de veículos elétricos (EVs) de maneira estratégica, em vez de deixá-las surgir em qualquer lugar, e configurar sistemas para iniciar a recarga dos carros após as 23:00 poderia fazer toda a diferença.
O estudo, publicado hoje na revista Cell Reports Physical Science, é de Zachary Needell PhD ’22, pós-doutorado Wei Wei, e a professora Jessika Trancik do Instituto de Dados, Sistemas e Sociedade do MIT.
Em seu estudo os pesquisadores usaram dados coletados em duas cidades: Nova York e Dallas. Os dados foram coletados de, entre outras fontes, registros anônimos coletados por meio de dispositivos de bordo em veículos e pesquisas que amostraram cuidadosamente as populações para cobrir comportamentos de viagem variáveis. As descobertas, diz Trancik, “resolvem a questão de onde localizar estrategicamente os carregadores para apoiar a adoção de EV e também apoiar a rede elétrica”. A disponibilidade de estações de carregamento nos locais de trabalho, por exemplo, pode ajudar a absorver o pico de energia produzido durante o dia por instalações de energia solar, energia que de outra forma seria desperdiçada porque não é econômico construir baterias para o armazenamento deste excedente que não teria como ser usado no fim do dia. Assim, os carregadores no local de trabalho podem fornecer um benefício duplo, ajudando a reduzir a carga de pico noturna do carregamento de VE e também fazendo uso da produção de eletricidade solar na hora que é gerada. Se não forem mitigados, os picos noturnos na demanda de carregamento de VE podem exigir a instalação de mais de 20% na capacidade de geração de energia, dizem os pesquisadores.
Ao mesmo tempo o carregamento doméstico deve ser atrasado já que os carregadores de VE podem ser acompanhados por um aplicativo simples que estima o momento de iniciar seu ciclo de carregamento de modo que o carro esteja pronto para o uso no dia seguinte. Por “carregamento doméstico”, os pesquisadores estão se referindo ao equipamento de recarga em garagens individuais e também no estacionamento de carros na rua além de vagas em prédios de apartamentos. Combinando as duas medidas – carregamento no local de trabalho e carregamento doméstico adiado para tarde da noite, é possível reduzir a demanda de pico de eletricidade, utilizar a maior parte da energia solar durante o dia e atender convenientemente às necessidades de carregamento dos motoristas todos os dias.
“Reprinted with permission of MIT News”